004 | Acid Acid & Vítor Rua

A convite do Sabotage Club surgiu a possibilidade de colaboração entre Acid Acid e Vítor Rua, num encontro entre duas gerações. Este concerto permitiu que Vítor Rua e Tiago Castro partilhassem as suas afinidades musicais e universos artísticos.

Vítor Rua é uma das mais incontornáveis figuras da música portuguesa. Fundador dos G.N.R. e uma das metades de Telectu juntamente com Jorge Lima Barreto. É um dos mestres da improvisação, com um percurso longo em diferentes géneros musicais e com mais de uma centena de discos editados.

Já Tiago Castro está a começar a sua carreira musical, marcada pela edição de um disco de estúdio e inúmeros concertos em diversos palcos nacionais, incluindo presença em alguns dos mais importantes festivais portugueses, como Reverence Valada, Jardins Efémeros, Vodafone Mexefest entre outros.

O que une os dois músicos é o fascínio pela música experimental e improvisada, para além de influências musicais semelhantes, desde os compositores de música minimal, música concreta, passando pela música ambiental, sem esquecer nomes do rock psicadélico, progressivo e kraut e dos quais tanto Vítor Rua e Tiago Castro são fãs confessos.

Por reconhecer isso mesmo nos dois músicos, Carlos Costa, um dos programadores do espaço Sabotage Club no Cais do Sodré em Lisboa, convidou-os para um concerto tido desde logo como irrepetível, de cruzamento entre as experiências e vivências de cada um. O concerto, realizado a 21 de Outubro de 2016, inspirou-se num dos temas do álbum homónimo de Acid Acid. Este exercício permitiu criar espaço para o mesmo evoluir e para assumir outros rumos sónicos. Apesar da autoria ser de Acid Acid, Vítor Rua tomou-a como sua e transformando-a com a sua bem característica marca autoral durante o concerto, culminando numa exploração das possibilidades sónicas da guitarra, num momento apoteótico
no meio do público.

O concerto foi gravado e é agora finalmente editado com selo da Nariz Entupido. Oportunidade para ouvir, uma e outra vez, a junção de duas gerações num só palco: Acid Acid & Vítor Rua.


NE004 | Acid Acid & Vítor Rua

Captação Gravado ao vivo no Sabotage Club, Lisboa, 21 Outubro 2016
Composição Tiago Castro, com improvisação de Vítor Rua
Intérpretes Tiago Castro: guitarra eléctrica, sintetizadores, loops \ Vítor Rua: guitarra eléctrica \ Percussões da autoria de Baltazar Molina
Mistura e Masterização Tiago Raposinho
Capa Gonçalo Freitas
Fotografia Nuno Gervásio
Formato Digital


 

>