Folclore Impressionista

18 Abril 2018 · 23h00 · DAMAS

A caixa. A caixa como objecto e como resultado de um exercício de recolha visual e sonora pelo vale do Côa.

O Côa território bem mais amplo do que aquele confinado aos limites da cidade. O vale e as diferenças extremas de cota, o encaixe entre os socalcos e o rio, relações muito diferenciadas em função da altitude, o recortado dos socalcos e ao mesmo tempo uma linearidade nada óbvia que remete para um território transfronteiriço, muito para lá dos limites entre as Beiras e Trás os Montes ou entre Portugal e Espanha. Território amplo, de intrincadas relações, relações essas nem sempre do domínio do tangível.

A caixa que dá a conhecer este universo. Ou antes dá a conhecer um determinado momento, uma forma de o observar e uma tentativa de o interpretar, ou seja a génese de um exercício. Exercício que foi desde o seu início colaborativo da recolha sonora e sua modelação pelos Folclore Impressionista, mas também visual através das fotografias do António Caramelo e dos desenhos do João Fonte Santa, do Xavier Almeida e Pedro Petiz.

CAMPOS ESPECTRAIS vol. 1 – Who is This, Who is Coming?” foi lançado no Banco, numa instalação sonora preparada para o efeito. Chegou o momento de transportar este universo para o formato de concerto, desta vez nas DAMAS, numa noite com a companhia em palco de Bruno Humberto, Carlos Godinho, Maria do Mar, Miguel Mira, Rui Esteves e Violeta Azevedo.

Entrada Livre
Evento Facebook

Morada DAMAS : Rua da Voz do Operário, 60, Lisboa (Graça)
Transportes a_734 \ e_28
Cartazes João Fonte Santa | Xavier Almeida

>