Gabriel Ferrandini e Ricardo Martins e o Universo de Milford Graves

30 Abril 2018 · 23h00 · Casa Independente

Autoria: Andy Newcombe

Coração. Num exercício da mais pura e livre imaginação seria ele o padrão, a medida para todo e qualquer acção, a medida para a vida. Poucos terão sido e são os que dão mais ouvidos a este órgão vital que Milford Graves. O percussionista norte americano desenvolve um trabalho ímpar ao agregar a matéria do intangível. Estruturas inimagináveis que se amarram. Arte e ciência no mesmo plano como se tratasse de um dojo na acepção de “local do caminho”, “lugar de iluminação”. A abrangência e profundidade da obra do percussionista norte americano fica bem expressa no documentário – Milford Graves Full Mantis, filme de Jake Meginsky e Neil Young e que será exibido na edição deste ano do IndieLisboa. Seja a solo ou nas inúmeras colaborações com músicos como John Zorn, David Murray, Sun Ra, Albert Ayler, Miriam Makeba, New York Art Quartet entre tantos outros transcorre o mais sublime dos humanismos. O coração como medida universal.

Assumindo como nosso esse padrão, a Nariz Entupido convidou o Gabriel Ferrandini e o Ricardo Martins para desenvolverem um exercício em torno de Milford Graves e do documentário de Jake Meginsky e Neil Young – Full Mantis. Ambos os músicos dispensam apresentações tanto pela qualidade do trabalho que têm vindo a desenvolver, como pelos projectos a que frequentemente se associam, como pela abrangência da pesquisa que assumem. Vindos de backgrounds musicais aparentemente opostos, pensamos que faz todo o sentido uni-los, para também eles trabalharem a matéria do intangível. Não se trata de lógicas simples de associações de duas baterias, mas terem como medida do presente e universal – o coração. O Milford Graves abriu caminho novo e o Gabriel e o Ricardo continuam a explorá-lo.


O documentário biográfico sobre Milford Graves  – Milford Graves Full Mantis – de Jake Meginsky, será exibido no IndieLisboa 2018, na secção IndieMusic, no mesmo dia, pelas 19:30, no Cinema São Jorge (mais info)

Bilhetes 5EUR
Evento Facebook

Morada Casa Independente :
Transportes m_Intendente \ a_708_734 \ e_28

>